O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

 
 
Você está em: Home > Informes Técnicos > PRINCIPAIS PRAGAS DOS GRÃOS ARMAZENADOS
20/08/2010 - PRINCIPAIS PRAGAS DOS GRÃOS ARMAZENADOS
Profª Leda Rita D'Antonino Faroni
Engº Agrícola e Ambiental Douglas Ricardo Frabetti
 
            São muitas as espécies de pragas que se encontram em produtos armazenados e seus subprodutos. Dentre elas, destacam-se os insetos como um dos mais importantes agentes responsáveis pelas perdas no período pós-colheita. A maioria das espécies são cosmopolitas, embora tenham sido disseminadas em todo o mundo, em razão, principalmente, dos intercâmbios comerciais.
            Os insetos que desenvolvem em produtos armazenados apresentam características de acordo com o ambiente que se encontram os grãos e subprodutos. São pequenos, adaptados a viver em ambientes muito secos e escuros, onde outros organismos não sobreviveriam. Quanto aos seus hábitos alimentares, os insetos podem ser classificados em primários, secundários e associados. Os primários são capazes de romper o grão para atingir o endosperma; os  secundários não são capazes de romper o grão e, geralmente, vivem associados aos insetos primários, pois, uma vez rompida a parte externa do grão, são capazes de se desenvolver; enquanto os insetos associados são freqüentemente encontrados nos grãos, porém, sem danificá-los; alimentam-se de detritos e fungos, podendo, no entanto, alterar a qualidade do produto final.
Os insetos se classificam em grupos com características gerais chamadas ordens; por sua vez, as ordens se dividem em famílias e estas em gêneros, que agrupam a várias espécies. A espécie engloba os indivíduos com morfologia similar, hábitos alimentares comuns e os que são capazes de reproduzir-se entre si, constituindo a base de referência para sua identificação e denominação.
Para designar uma espécie, dá-se um nome comum ou vulgar, mas muitas vezes este nome pode englobar várias espécies, como, por exemplo, a palavra gorgulho. Para evitar estes problemas, a cada espécie dá-se um nome científico, geralmente em latim, composto de duas palavras, a primeira corresponde ao gênero e a segunda, à espécie. Às vezes acrescenta-se uma terceira palavra, que corresponde ao nome da pessoa que o identificou.
            Os principais insetos de grãos e subprodutos armazenados pertencem à ordem Coleoptera, pequenos gorgulhos, e à ordem Lepidoptera, mariposas ou traças. Os gorgulhos, também conhecidos como carunchos, são muito resistentes, o que lhes permitem o movimento pelos reduzidos espaços entre os grãos, inclusive nas grandes profundidades dos silos e graneleiros, onde os espaços são muito comprimidos. As mariposas são frágeis e, em geral, permanecem na superfície da massa de grãos, causando assim menos prejuízos que os gorgulhos. Os grãos e subprodutos podem, ocasionalmente, ser infestados por insetos muito pequenos, conhecidos como Psocoptera. São amplamente distribuídos nas Américas e na Europa. Alimentam-se de uma grande variedade de matéria orgânica e são considerados pragas pela sua presença e não pelos danos que causam. 

Classificação: 1.8/5 (123 votos)

 
 
        Real Máquinas - Todos os Direitos Reservados
Av. Herbert Hadler, 2175
CEP: 96050-460 - Fragata - Pelotas - RS
Fone/Fax: (53) 3227.0966 - SAC: 3028-2428
Produzido por Sitionet Soluções Digitais